DEFENDENDO NOSSA CULTURA: Manifestação em Favor da permanencia da FUNTELPA e FCP Reúnem Milhares de Pessoas na Manhã deste Domingo (15/12) em Belém-PA

Programação realizada na Praça da República, no Centro de Belém-PA 

 
O Início desta Semana em Belém-PA é marcado por mobilizações que neste Domingo (15/12), uniram Jornalistas, Artistas, e Servidores da FUNTELPA e Fundação Cultural do Pará - FCP onde ali reivindicavam a permanência de tais órgãos públicos que de forma geral, ajudam e fomentam a cultura do povo paraense.

A Programação contou com momentos de discursos por parte das pessoas que ali foram inscritas, bem como também da participação de bandas e artistas locais pontuando suas críticas e posições acerca do acontecimento.

Veja os Videos da Programação Abaixo:



• A Jornalista, Funcionária da FUNTELPA e Diretora do Sindicato de Jornalistas do Pará - SINJOR/PA Avelina Castro também se pronunciou na oportunidade sobre a gravidade da proposta que assim enviada por Helder à ALEPA impacta drasticamente a cultura do Pará (Veja Vídeo Abaixo)



ENTENDENDO A PL DA REFORMA ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO PARÁ

O Projeto de Lei N° 701/2024 de autoria do Poder Executivo Estadual prevê uma reforma administrativa onde o objetivo desta PL é a redução de gastos do Governo do Pará em determinados segmentos, realizando assim o enxugamento da máquina pública estadual. No entanto nesta proposta estão incluídos alguns setores vinculados a comunicação, fazendo com que os conteúdos atualmente transmitidos pela TV e Rádio Cultura sejam retransmitidos para as outras emissoras de comunicação no Estado.

Além disto também estão incluídos setores relacionadas à fomentação da cultura estadual como a Extinção da Fundação Curro Velho, a Biblioteca Arthur Viana, o Centur, entre outros órgãos que fazem parte do pacote enviado pelo Governador Helder Barbalho para a Assembleia Legislativa do Pará - ALEPA na semana que assim se encerrou.



AS MOBILIZAÇÕES SE INTENSIFICAM

A Notícia pegou diversos líderes do segmento cultural e artístico de surpresa, e desta forma ocasionou que diversas movimentações e frentes de mobilizações como os grupos "FUNTELPA FICA" e "FICA FCP" começassem a reagir pelo estado para que assim lutassem em defesa da permanencia da FUNTELPA E DA FCP.

• O poeta, professor e pesquisador de cultura amazônica João de Jesus Paes Loureiro escreve e lê sua carta ao atual governador contra a reforma administrativa que prevê a extinção da Fundação Cultural do Pará (FCP) e a extinção da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).

Veja o vídeo Abaixo:



• Além disto o Cantor e Compositor Nilson Chaves deixa seu recado à Helder diante desta ação por parte do gestor estadual através de vídeo divulgado nas redes sociais.

Assista Abaixo:


Os Grupos de Mobilizações em Defesa da Funtelpa e FCP divulgaram sua agenda nesta semana em prol de angariar força e apoio da luta levantada a destacar tais programações:

• Segunda Feira (16/12) - Visita aos Gabinetes Parlamentares

• Terça Feira (17/12) - Ocupação na ALEPA

• Quarta Feira (18/12) - Ocupação na ALEPA


Com isso só nos resta que os Anseios da População sejam respeitadas por aqueles em seus discursos dizem "defender" a população que assim o elegeu para aquele mandato, e desta forma o Povo Paraense terá de fortificar suas indignações afim de que seus governantes saibam de onde vem o verdadeiro poder de decisão.


#News #Fultelpa #FCP #BlogFabricioMoreira



Comentários