DE OLHO NA TOCA?: Os Clãs Sarney e Brandão se Coalizam entre si, causando modificações no Cenario Politico do Maranhão
As Surpresas estão a tona e muitas pessoas podem não estar atentas as reviravoltas que estão acontecendo no cenário político nacional, é comum que em nossas rotinas aqueles que estão dentro do meio político ouça um tradicional ditado: "Com o Passar do Tempo as mudanças e surpresas na política aparecem, e cabe a nós a estarmos preparados para todas elas"
O assunto desta matéria será direcionado ao cenário político do estado do Maranhão, onde quando imaginávamos que seu povo se livrava em 2018 da Família Sarney que teve a Ex-Governadora Roseana Sarney (MDB) a Frente da disputa eleitoral contra o então governador e candidato a reeleição Flávio Dino (PCdoB) que naquele tempo venceu as eleições pro Governo Estadual com 59.29% da votação local conseguindo assim a reeleição naquele estado, agora em 2024, agora vemos que tal Grupo Familiar de Grande Influência pelo Território Maranhense aproveita a rachadura que recentemente apareceu na atual conjuntura que hoje tem Carlos Brandão (PSB) como atual governador local, e pode quem sabe construir seu retorno ao xadrez da política estadual.
FLAVIO DINO E CARLOS BRANDÃO ROMPEM ALIANÇA POLÍTICA
Esta fragmentação se dá pelo Fato do Atual Governador Brandão romper uma relação política de longas datas com Flávio Dino que agora Ex-Governador e Atual Ministro do Supremo Tribunal Federal ali se deu por conta de questões e interesses politicos regionais, vale relembrar que Dino em Abril de 2022 já filiado ao PSB renunciou cargo de governador do estado para desta forma ser Pré-Candidato a uma Vaga no Senado Federal, e com isso passou o bastão para Carlos Brandão que assumiu definitivamente aquele cargo.
O rompimento entre os dois agentes públicos ocorreu em novembro deste ano em meio às expectativas do casamento de Flávio Dino com Daniela Lima a quem esteve em União Estável há 14 anos, onde além das questões e interesses locais, segundo as fontes internas se houve também queixas por parte de Dino de diversos capítulos de deslealdade que como consequência Brandão não foi convidado para seu casório.
Vale também lembrar que antes do desenrolar deste capítulo, Dino e Brandão tinham certos acordos a frente do poder político do estado, onde era olhado um destes acordos entre os então colegas de partido na qual previa que Brandão deixaria o cargo em meados de 2026. Assim, o atual vice-governador, Felipe Camarão (PT), assumiria a cadeira e disputaria a eleição tendo o comando da máquina pública. Contudo ocorre que, numa reviravolta, Brandão sinaliza agora que permanecerá até o fim do mandato, sem abrir espaço a Camarão. E que lançará o sobrinho para a sucessão ao Executivo maranhense. Aliados argumentam que o governador tem seus motivos para recuar no combinado, uma vez que Dino suspendeu indicação feita por Brandão para o prestigiado e estratégico posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
O INICIO DA CONEXÃO DOS CLÃS SARNEY E BRANDÃO
Agora sim chegamos para a parte importante da cereja do bolo desta matéria, após o rompimento de alianças entre Dino e Brandão, o atual governador tem buscando conexões com o grupo político da família sarney, motivo este em que Dino suspeitara de muitas traições diante deste capítulo no cenário estadual, além disto, também entra o poder de Brasília nestas articulações dentro do estado.
Em demonstração de prestígio e articulação, Carlos Brandao tem se aproximado do presidente Lula e articular o anúncio de obras no Maranhão. A última visita do presidente ao estado inaugurou uma nova fase no relacionamento entre o Palácio dos Leões e o Palácio do Planalto.
Isso começa a marcar um novo momento para o cenário político maranhense, onde fora da influência de agentes comunosocialistas como Dino, designado por Lula o Ex-Presidente José Sarney lidera as tratativas com Brandão que está resultando em avanço de projetos e obras para o estado, com isso o veterano do MDB ganha prestígio diante de todos os agentes do país e do estado.
Além disto, os 2 clãs de grande influência no estado estiveram juntos em um encontro do MDB Regional que reunia os aliados para oficializar a candidatura de Roberto Costa à presidência da FAMEM na Capital São Luís, demonstrando desta forma um estreitamento de laços e alianças que objetiva o regresso ao poder em 2026.
Veja o Vídeo a Seguir:
TUDO INDICA QUE CERTAMENTE TAIS MOVIMENTAÇÕES PODEM PROSPERAR, E ASSIM OS MARANHENSES PODEM ESTAR PERTO VIVENCIAR UM NOVO CAPÍTULO DA POLITICA REGIONAL NO ESTADO.
SÓ O QUE NOS RESTA AGORA É AGUARDAR COM ANSIEDADE OS PROXIMOS EPISÓDIOS!.
#AnalisePolitica #Maranhão #Sarney #Brandão #BlogFabricioMoreira
%20(7).jpeg)
%20(11).jpeg)



Comentários
Postar um comentário