EDITORIAL - UM LEGADO JAMAIS ESQUECIDO: Pr. Gilberto Marques, e um Ministério Pastoral cheio de Sonhos e Frutos que marcam Gerações na Assembleia de Deus


 

No Dia 22 de Março de 2024, a Comunidade Assembleiana bem como todo o Povo Cristão pelo Brasil foram abalados, e choraram a partida do Pastor Gilberto Marques de Souza, onde a muitos anos presidiu a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Pará - COMIEADEPA, e através de um Ministério que fora considerado IRREPREENSÍVEL e Exemplo para muitos Ministérios Cristãos, dentro da Denominação e fora dela, ecoou a muitas gerações e impactou a muitas vidas que foram alcançadas pela mensagem da salvação.


Mas antes de qualquer coisa, devemos entender um pouco a história de como tudo aconteceu, e a história de um homem que marcou muitas vidas, lugares e gerações.



BIOGRAFIA

Pastor, líder de Assembleias de Deus no Estado do Pará e presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Pará (COMIEADEPA). 


Nasceu em 6 de maio de 1942, na cidade de Frutal (MG), filho do casal José Marques de Souza e Maria Jerônima de Jesus. Converteu-se ao Evangelho em maio de 1954. Foi batizado nas águas em 12 de maio de 1954, e recebeu o batismo no Espírito Santo em 1956.


Casou-se, em 11 de janeiro de 1969, com Maria Alice Morais de Souza, com quem teve três filhos. 


No dia 1º de janeiro de 1979, foi ordenado pastor. Trabalhou como pastor auxiliar da AD de Icoaraci, em Belém do Pará, durante nove meses do ano de 1979. Em seguida, presidiu a AD de Soure, na Ilha do Marajó, do final de 1979 até dezembro de 1982, quando se mudou para a AD de Igarapé Açu, onde permaneceu até outubro de 1983. De 7 de setembro de 1983 a janeiro de 1990, pastoreou a AD de Capanema.


Em 4 de fevereiro de 1990, ele foi empossado no pastorado da AD de Maguari, em Ananindeua (PA), um campo com 54 congregações e cerca de 6 mil membros e congregados.


A COMIEADEPA, com cerca de 08 mil ministros filiados em 2007, atuando em 44 supervisões sob a sua jurisdição, abrangendo cerca de um milhão crentes em todo o Estado, desenvolvia também o Projeto Criança Cidadã, com 1200 adolescentes assistidos socialmente, mantinha o Hospital Galileu, com atendimento de cerca de 200 pessoas por dia, e era dona do Sítio Paraíso, para descanso das famílias dos pastores e atividades para pastores jubilados. 


Na COMIEADEPA, Gilberto Marques exerceu as funções de supervisor de área, em Capanema, 2º secretário (durante dois anos), 1º vice-presidente (dois anos) e desde o ano de 1990, está na presidência. 


Na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), pastor Gilberto Marques integrou o Conselho Regional Norte, em dois mandatos (1990 e 1999). Foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora, em 1997, 5º secretário, em 2003. Na AGO de 2007, foi eleito 6º vice-presidente e desde então sempre tem sido reeleito como um dos vice-presidentes da Mesa.


No dia 22 de Março de 2025, se completou 1 ano de sua partida, mas seu amor pelo ministério e pelas vidas sedentas da mensagem de salvação se enraizou e é eternamente lembrada por todos aqueles que de alguma forma fizeram parte de sua história e de sua jornada de vida.


Nossa Torcida é que está convenção considerada a 1° convenção da Denominação no País venha seguir e dar continuidade ao legado construído por este homem, legado este que certamente exige renuncia, e amor por vidas, não permitindo que o poder e a ganância não tomem conta de seus corações, e por elas serem engolidas e devoradas.


NO MAIS, TORCEMOS POR DIAS DE ESPERANÇA E DE UM PERIODO DE REAVIVAMENTO DO POVO CRISTÃO, SE PREPARANDO PARA O GRANDE DIA DE SUA REDENÇÃO AS MORADAS CELESTIAIS.


#Editorial #GilbertoMarques #InMemorian #BlogFabricioMoreira

Comentários