COLUNA CHÁ COM POLÍTICA: 2018 EM 2026 - O FEITIÇO PODE RETORNAR AO FEITIÇEIRO

 



O Ano de 2018 foi um tempo em que reviravoltas aconteceram, o Então Governador Simão Jatene neste período concentrava suas forças, articulações e a sua estrutura para tentar emplacar o Então Dep. Estadual, e Presidente da Alepa MARCIO MIRANDA (DEM) a Sucessão no Governo do Pará.

No entanto uma Ala do PSDB no Estado que tinha ambições em manter 
seu reinado, com as proximidades do fim do 3° mandato de Jatene, buscou impor a Força Política do Então Prefeito de Ananindeua-PA Manoel Pioneiro, para ali ser o Ungido a Sucessão, o que ali foi sem sucesso.

Inconformados com as Escolhas e Decisões de Jatene, houve as Retaliações consideradas Silenciosas, onde a Legenda Tucana formalmente formou a Coligação com o Partido DEM junto de 08 Partidos, no entanto tais líderes tucanos se manteram silenciosos, deixando suas bases livres para apoiarem quem assim for o melhor segundo suas percepções!

Pioneiro manteve a Estratégia do JOGO DE CINTURA, onde já em proximidade ao Então Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho (MDB), e candidato ao Governo do Estado, fortaleceu nos bastidores a Campanha do MDBISTA em Ananindeua, enquanto que por causa da legenda apareceu na Campanha do Médico Castanhalense ungido por Jatene levantando as suas mãos!

Como consequencia, no 1° turno das eleições de 2018, aqueles que eram da Base Governista buscando a Reeleição na Hora H de receber a Força Política da República de Ananindeua, receberam nada mais do que FRUSTRAÇÕES, como foi o Caso do Ex-Senador Flexa Ribeiro que sendo apoiado por Jatene a Reeleição ao Senado Federal, perdeu a vaga mediante atuação de Pioneiro no Município, permitindo com que Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PSC) fossem consagrados a Representação do Pará no Parlamento Nacional

Logo em Seguida, no 2° Turno em todo o Pará, alguns diretórios municipais do PSDB pelo estado começaram a Romper Relações com o Governador em questão, e passaram a Levantar suas forças em prol de Helder, como foi o Caso de Ananindeua e Abaetetuba.

Com estas reações por parte de tais diretórios e líderes tucanos em questão, o Pará Elegeu Helder Barbalho Governador com o Total de 55.43%, enquanto Márcio Miranda teve 44.57% da votação estadual.





2 AGENTES QUE FORAM ALIADOS

É importante frisar que dentre os Vereadores, e Dep. Estaduais e Federais eleitos por Ananindeua que fortaleceram o Barbalho na Cidade, ali se encontrava DR. DANIEL onde no tempo era do PSDB, que após a Vitória nas Urnas, ele sendo eleito Dep. Estadual com 2.83% da votação (totalizando 113.588 votos) e o mais votado na Eleição Proporcional, mediante a postura de ter se aliado ao Barbalho, foi alvo de processo disciplinar partidário onde acabou sendo expulso do PSDB em 14 de Janeiro de 2019.

Assumiu a Presidência da ALEPA, e em 2020 já no MDB foi eleito Prefeito de Ananindeua, sucedendo ali o Então Prefeito Manoel Pioneiro, a partir disso começou a realizar uma Revolução jamais vivenciada nas Gestões Passadas no Município, subindo os Patamares que antes era de Cidade Dormitoria em Polo Econômico da Região Metropolitana de Belém-PA, e com isso passou a despertar preocupação ali do Já Governador Helder Barbalho, e de sua Base.

Em 2022, o Pará em sua Maioria deu Vitória para o Então Candidato a Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fruto de articulações de Helder pelo estado, no Entanto, com a Reviravolta nos Municípios do Sul e Sudeste do Estado, Santarém e parte da Região Oeste do Pará, Ananindeua se une a estes municípios e dá vitória a Jair Bolsonaro (PL), onde na Cidade obteve 50.28% da votação local (138.978 Votos), após estes resultados, o Rompimento entre Helder e Dr. Daniel já era visto como consequencia das circunstâncias, mesmo que ali era silencioso no tempo.


2018 PODE SE REPETIR EM 2026

Com os Impactos Internacionais, a Vitória de Donald Trump nos EUA, a Ascenção Política de DR. DANIEL já integrando o PSB no Estado onde no Ano Passado foi Reeleito Prefeito com mais de 87% da Votação Local, significando aprovação quase UNANIME DE SUA GESTÃO a frente do Poder Executivo da República de Ananindeua, o Médico agora está tendo sua Ascenção Política nas Pesquisas Recém Publicadas, em especial na Região Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense, e o Oeste Estadual.

Até lá muitas emoções irão rolar, apesar do MDB no Pará ter emplacado maioria de Prefeitos pelos Municípios Paraenses com 83 Gestores em 2024, alguns municípios insatisfeitos com os Modos Operandis de Helder nos últimos períodos a frente do Governo Estadual, já buscam a realizar alianças com o Prefeito de Ananindeua, consolidando força política.

Sem contar que nomes do MDB indicados por Helder à Sucessão como a Vice Governadora Hanna Ghassan, está vingando a Preferência do Eleitorado Paraense, fazendo com que nomes de força na legenda sejam escolhidos para substituir Hanna, como é o Caso do Dep. Estadual Chicão (Que pode possuir força de articulação, porém insuficiente para conter tal avanço de Daniel nas Pesquisas)

Outro Fator importante é outros Partidos da Base Governista como Republicanos, o Vice Prefeito de Belém-PA Cassio Andrade e PSB que recentemente estão brigados com o Prefeito Igor Normando (MDB), e o União Brasil enfrentam dificuldades de manter suas bases fiéis ao Governo Helder, e podem dar debandada da base para Apoiar Daniel do PSB.

MUITAS EMOÇÕES AINDA IRÃO ROLAR, PODEMOS DESTA FORMA VER O FEITIÇO VIRAR CONTRA O FEITICEIRO!

AGUARDEMOS OS PROXIMOS EPISÓDIOS

#CháComPolitica #MangueirosaNews #BlogFabricioMoreira #Eleições2026


Comentários